Educação Infantil

   

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento humano e social da criança de 0 a 5 anos de idade, nos aspectos físico, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico, social e espiritual. Oportuniza aos educandos, em seus primeiros anos de vida, a vivência de momentos prazerosos e enriquecedores, em que as relações interpessoais, as diversas áreas de conhecimento, a ludicidade, a investigação, a reflexão, o imaginário, a construção de experiências significativas, fazem parte do processo de aprendizagem.

A criança é um ser relacional, social e histórico, que faz parte de uma organização familiar e que está inserida em determinada cultura. É um sujeito de direitos que pensa e sente o mundo que o cerca de um modo muito próprio. Tem o direito de desenvolver-se de maneira harmônica e integral, respeitando o ritmo de cada um. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC/98),

 

[...] as crianças possuem uma natureza singular [...] Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos.

 

Na Educação Infantil, dá-se ênfase ao sentido lúdico, no processo de ensino e aprendizagem em vista do desenvolvimento integral da criança em acordo com o universo infantil. Nela, valoriza-se o universo infantil, com ênfase no sentido lúdico, essencial no processo ensino e aprendizagem e no desenvolvimento global e harmônico da criança. As oportunidades naturais em que a criança constrói os seus conhecimentos a partir de atividades múltiplas, respeitadas idade, unicidade e lógica individual, lhe possibilitam formar seu aprendizado.

Entre em contato

Para mais informações entre em contato preenchendo o formulário abaixo:

10 * 2 =
Enviar

INFORMATIVOS

Receba nossos Boletins Informativos.